Anjos Visitantes

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

III - PAIXÃO



Segundo Valmir Adamor da Silva no Dicionário de Psicologia (página14), " o Amor = Fonte espiritual na busca da felicidade, enquanto a Sexualidade = busca a descarga prazerosa carnal do instinto erótico a serviço de procriação, ou somente o prazer do gozo genésico, no homem como ser zoológico" (Béla Székely). Diz esse autor húngaro que o amor, no conceito puramente psicológico, tem duas formas: amor aos demais ("amarás a teu próximo") e  amar a si mesmo ("como a ti mesmo"). Há ainda de acordo com o referido autor, uma terceira forma:  a caridade, que define o conjunto de relações vitais existenciais do ser humano, ou seja, sem relação com os demais, e sim com as coisas: trabalho, arte, natureza; e com o universo: Deus. Para os psicanalistas ortodoxos, isto é, freudianos, amor significa o primitivo e indeferenciado estado emocional sob o domínio do prazer (libido), ou a expressão sensual de Eros. O amor sexual, muitas vezes,  é sublimado em forma de amizade, ou admiração exagerada a personalidades famosas, constituindo até verdadeiras idolatrias a mitos. Pode ser também, algumas vezes, homossexualidade sublimada ou canalizada para outras finalidades"...
A paixão é como se fosse um fogo que queima, incendeia, mas que acaba um dia, sem motivo algum, pois este fogo apagou-se, se consumiu por inteiro e não restou nada há não ser cinzas. Devemos ter muito cuidado com a paixão, pois ela é uma "faca de dois gumes" , nos leva ao êxtase da alegria e prazer e nos derruba como um "caule oco",  pois não tem nada há oferecer, nada forte e alicerçado.  A paixão passa como um vendaval, leva quem tiver na frente e destrói corações iludidos.
Quem entra na Paixão deve estar preparado para não se arrepender mais tarde. A paixão não é ruim, ela faz o coração bater mais forte, traz mais adrenalina, o corpo fala mais alto, existe mais prazer, respira-se mais forte e melhor... mas seria como alguém que está entorpecido e jogassem um balde de água em cima fazendo-o acordar para uma realidade. Paixão é boa, mas para quem tem cautela e não se joga inteiramente no relacionamento, pois se não houver estes cuidados, uma das pessoas poderá sair machucado deste romance que é mais carnal do que coração....
                                          
                     ALGUMAS CONOTAÇÕES DE JUNG


Já dizia Jung " Não há homem algum tão exclusivamente masculino que não possua em si algo de feminino. O fato é que precisamente os homens muito masculinos possuem (se bem que oculta e bem guardada) uma vida afetiva muito delicada, que muitas vezes é injustamente tida como "feminino". O homem considera uma virtude reprimir da melhor maneira possível seus traços femininos. Analogamente, a mulher, até há pouco tempo, considerava inconveniente ser varonil..." ( retirado do livro; "O Eu e o Inconsciente" de Jung).
Vamos explicar melhor o que Jung nos queria dizer... O homem tem dentro de si o que Jung chamava de "ânima", uma parte do homem mais feminina, o lado feminino do homem, isto não significa que seria menos homem por isto. Este lado feminino, a "Ânima" é que faz com que o homem se apaixone, ame, trate a mulher de sua vida com grande amor e carinho, traga-lhe flores, lhe fala lindas palavras de amor, a "ânima"é que leva o homem a ter sensibilidade quando se envolve com uma mulher, quando lhe agrada com palavras doces e tem o tato com o trato com quem ama a ponto desta mulher se entregar a este amor deste homem. O homem pode chorar,não é feio, faz parte do humano, pode ser sensível, faz parte do coração, pode ser um poeta sem ser considerado menos homem.
Já na mulher, como dizia Jung, o lado masculino era o "ânimus", que por muitas razões, principalmente nos dias atuais, nos mulheres temos que ter o nosso "ânimus", o nosso lado masculino, muito ativo. O "Ânimus" é que faz a mulher lutadora, batalhadora, que enfrenta qualquer campo de trabalho sem medo e sem restrições, enfrenta o trabalho fora de casa, e chegando em casa um tanque cheio de roupas, filhos para cuidar e alimentar muitas vezes sozinha. O "ânimus" é o lado masculino da mulher que luta por "um lugar ao sol" no campo de trabalho, nas grandes empresas, nos estudos, nas resoluções para solucionar problemas dentro e fora do lar. É o lado forte, competitivo e guerreiro da mulher, e nem por isto ela vai deixar seu lado feminino, delicado, carinho com os filhos, com o companheiro, com os amigos,ela continuará sendo uma mulher, como o homem continuará sendo homem se ele tiver a sensibilidade de até chorar ao vêr um lindo filme.
Não devemos julgar ninguém, tanto homem como mulher tem seus dois lado: o feminino e o masculino. E se algum homem ou alguma mulher optar por deixar o seu lado oposto falar mais alto, ser homossexual, não somos nós que vamos impedir, devemos respeitar a opção escolhida pelo indivíduo, mas que todos nós temos estes dois lados, ah! isto temos sim e precisamos destes dois lados para a própria convivência no lar e com seu amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário